quinta-feira, 10 de junho de 2010

Publicidade para o BEM


A publicidade tem um impacto direto e poderoso na sociedade, através da influência que exerce sobre as pessoas e sua maneira de compreender a vida, o mundo e a sua própria existência, sobretudo no que se refere às suas motivações, aos seus critérios de escolha e de comportamento. Como tudo na vida tem um lado positivo, essa afirmação é verdadeira também quando falamos de propaganda. Queremos chamar a atenção para as contribuições positivas que a publicidade pode oferecer a população, os motivos do nosso interesse por este tema é simples. Na nossa sociedade, a publicidade influencia profundamente as pessoas e a sua maneira de compreender a vida, o mundo e a sua própria existência, sobretudo no que se refere ás suas motivações, aos seus critérios de escolha e de comportamento, com base nesse poder que os meios de comunicação têm é interessante usá-los para esclarecer, ensinar, advertir através de propagandas interessantes e objetivas. Como exemplo, podemos tomar as propagandas de doações de órgãos. Podemos ate achar irrelevante a doação de órgãos, mas é um grande ato de amor e solidariedade. A publicidade vem para conscientizar e informar sobre isso. Tomemos um exemplo de propaganda de doação de órgãos:
"Imaginemo-nos em seu lugar. Tente sentir a angustia de um dia após o outro, aguardando o telefone tocar com a possibilidade de um doador. Conviva com a deficiência de um órgão frágil, do qual depende sua vida e por muitas vezes, morrer enquanto se espera. Adicione-se a isso o sofrimento familiar. Todos ficam "doentes" de certa maneira. Conseguiu?
Quem sabe, a partir dessa perspectiva, o número de rejeição familiar passe a diminuir.
Doe órgãos. Converse com a sua família e deixe bem claro o seu desejo."
Ou seja, a persuasão da publicidade também tem pontos positivos (afinal, não estamos aqui só pra criticar), necessários para informar, prevenir e alertar sobre assuntos que são importantes, mas não damos muito valor. 
Outro exemplo de publicidade para conscientizar é essa do Hospital Mário Penna de Belo Horizonte: http://www.youtube.com/watch?v=Gl9tGiDwOSg

Um comentário:

  1. A pubicidade realmente tem um impacto direto na sociedade, mas tem suas falhas em campanhas. Se as novelas ajudassem...
    Jefhcardoso do
    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir